Residência Tabares de Cala / Alejandro Beautell

Residência Tabares de Cala / Alejandro Beautell - Mais Imagens+ 25

San Cristóbal de La Laguna, Espanha
  • Arquitetos: Alejandro Beautell; Alejandro Beautell
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  312
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Oller
  • Técnico: Eloy Fernández
  • Desenhista: Flavio Dorta & Manuel Rosado
  • Construtora: Víctor Rodríguez e Hijos
  • Arquiteto Responsável: Alejandro Beautell
  • Cidade: San Cristóbal de La Laguna
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© José Oller
© José Oller
Planta

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em pleno coração do centro histórico de La Laguna, cidade declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a residência reformada apresentava um estado de ruínas devido ao abandono sofrido durante décadas.

© José Oller

Trata-se de uma casa-pátio com estrutura de paredes de fábrica e coberturas de madeira de podocarpus. Sua composição é simples e sua fachada, de estrita simetria, mostra, ainda, a dignidade de uma antiga casa do século XVIII. A residência foi palco de muitas vidas, e, nesse sentido, foi transformada, ampliada e, as vezes, ferida.

© José Oller

O pátio da casa, de dimensões reduzidas, tinha sido fechado em seu contato com a escada, com a disposição de uma janela de guilhotina e a incorporação de portas de acesso nas galerias. A residência sofrera uma ampliação em meados do século passado em sua parte posterior.

© José Oller

A intervenção consistiu na reforma integral do imóvel para retomar seu uso como uma residência unifamiliar. No último corredor, o volume construído foi mantido, de construção recente, remodelando sua distribuição com o objetivo de adapta-lo às necessidades atuais. 

© José Oller

O pátio da residência foi coberto por uma estrutura metálica em balanço, com cobertura de vidro. Além disso, projeta-se uma nova escada de acesso como via de entrada à cobertura na mesma posição da preexistente.

© José Oller
© José Oller

O ato de cobrir o pátio permite a abertura das galerias e da escada principal, decoradas com balaústres de madeira podocarpus, favorecendo a compreensão espacial da casa e o aproveitamento de seus elementos característicos.

© José Oller

Na fachada posterior, que era cega, criaram-se aberturas de janelas para a iluminação e ventilação dos dormitórios, além de aberturas de passagem no térreo, gerando uma nova fachada, de construção moderna, enfrentando a praça posterior.

Corte
Corte

No que se refere à cobertura, dado o estado de deterioração avançado que apresentava, foi necessário recorrer à desmontagem e restauração de sua estrutura de madeira, sempre conservando sua tipologia, disposição e esquadrias. As telhas que estavam em bom estado foram dispostas como tampas, ou "cobertores" com o objetivo de conservar o aspecto antigo e a homogeneidade cromática da cobertura.

© José Oller

O projeto, pelo o compromisso com a contemporaneidade, recupera a construção histórica, devolvendo ao edifício seu uso residencial, respeitando seus valores e adaptando-o às necessidades atuais.

© José Oller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Tabares de Cala / Alejandro Beautell" [Casa Tabares de Cala / Alejandro Beautell] 29 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868085/rsidencia-tabares-de-cala-alejandro-beautell> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.